quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lugar de lixo ... É NO LIXO!!!

  Embalagens de gel energético, garrafas de isotônicos, câmaras de ar, pilhas, e outros prováveis descartes  plásticos poderão e serão descartados pelos participantes deste brevet de 200 km's do Clube Audax Bagé, e qualquer outra pedalada ou passeio que se faça. Pensando nestes descartes recebi esta semana a visita do Técnico Ambiental Cristian Becker, que também encara os pedais e compartilha o mesmo pensamento da grande maioria dos ciclistas, "Lugar de lixo é no lixo". Como nunca é demais lembrar a respeito de educação ambiental, abri esta postagem referente ao assunto e teremos alguns rápidos minutos durante o briefing do sábado, 03/03, véspera do nosso brevet reforçando aos participantes a importância de efetuar um descarte correto das embalagens dos materiais utilizados durante a prova, já que não custa nada guardarmos uma embalagem plástica nos bolsos de nossas camisas, ou enrolar uma câmara de ar furada no próprio corpo, para poder descartar nos Pontos de Controle e Pontos de Apoio.

Regras de conduta e andamento na pista sujeitas à desclassificação: 

  • Andar na contra mão; 
  • Pedalar em cima da pista; 
  • Jogar lixo na rodovia;
  • Atitudes e comportamentos que coloquem em risco a própria integridade física, ou dos demais randonneurs participantes.


Segue abaixo a mensagem de Cristian Becker:

  Educação ambiental  e atitudes sustentáveis fazem parte da agenda do primeiro brevet do Clube Audax Bagé. O  técnico ambiental Cristian Becker, junto aos organizadores do evento buscam soluções, propostas e iniciativas que demonstram preocupação  com as questões  ambientais durante a realização da prova de ciclismo com percurso de 200 km.

  Neste contexto é de grande relevância a importância de um  plano de gestão ambiental para o controle da  geração de lixo. A organização deverá  oferecer o respaldo necessário para o controle da sanidade ambiental. Dentre as ações para sustentabilidade desta edição podemos destacar as medidas preventivas para minimizar um possível impacto negativo no meio ambiente. Visando a preservação dos recursos naturais
  Será realizada uma palestra de educação ambiental, além de outras ações tendo como objetivo  principal, despertar a consciência ecológica dos participantes quanto a importância de suas atitudes e responsabilidades.
  Todos os envolvidos são  corresponsáveis junto com a organização do evento, pelo gerenciamento e descarte de forma ecologicamente correta dos resíduos gerados durante o percurso.
  Sejam bem vindos ao cicloturismo da Rainha da Fronteira.  “Use a consciência, respeite o meio ambiente e faça a sua  parte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário