sexta-feira, 27 de março de 2015

Briefing Virtual BRM 200k Clube Audax Bagé | Série 2015

Briefing
O briefing ou brífingue  é um conjunto de informações, de instruções, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho.
Nas provas de Audax o briefing é uma reunião onde os organizadores repassam aos participantes diversas  informações sobre a prova.
Normalmente, nas provas de 200 Km, onde a largada se dá às 06:00 horas de domingo, o briefing é realizado no dia anterior (sábado).
Esse é o caso do Brevet 200 Km do dia 29/03/2015 organizado pelo Clube Audax Bagé onde o briefing será realizado no dia 28/03/2015 (sábado) às 20:00 horas na Escola São Pedro.
Assim, a organização reitera a importância dos ciclistas participarem do briefing, pois é o momento de esclarecer dúvidas de como proceder antes, durante e depois da prova, que equipamentos utilizar, onde se alimentar, detalhes e perigos do percurso, etc. Nessa prova de Bagé teremos um grande número de ciclistas que estarão participando pela primeira vez de uma prova estilo randonnée, fazendo com que se torne ainda mais importante que esses ciclistas se informem bem sobre todos os detalhes, visando maior tranquilidade e satisfação em participar da prova.
Porém, os mais experientes, mesmo aqueles que já participaram de várias provas da modalidade, deverão, dentro do possível, participar também do briefing, pois sempre pode surgir alguma situação nova, alguma informação importante sobre o percurso, etc.
Com o intuito de trazer previamente as principais informações sobre o Brevet 200 Km do Clube Audax Bagé, elaboramos esse briefing, porém, reiterando a importância da participação no sábado (28/03) às 20:00.

Antes da prova:
O ciclista deverá participar das atividades no sábado e no domingo conforme roteiro e horários descritos no documento “Procedimentos para briefing e vistoria” constante em http://clubeaudaxbage.blogspot.com.br/.
Quando da entrega dos kits no sábado, solicitamos que os ciclistas aguardem na fila sua vez de ser atendidos, pois quanto mais ordeira for esta etapa, mais rápido será o atendimento. Procurem deixar suas dúvidas para o momento do briefing. Teremos pessoas da organização prontas para orientar os ciclistas em como proceder.
A organização solicita que os participantes que residem em Bagé compareçam o mais cedo possível para retirar os kits no sábado (a partir das 18:30 horas), evitando filas.
O Termo de Responsabilidade deverá ser assinado no momento de recebimento do kit da prova. Esse documento também está disponível em http://clubeaudaxbage.blogspot.com.br/. Não há necessidade de imprimir previamente o Termo de Responsabilidade, pois o mesmo será fornecido pela organização.
O que é o kit afinal?
O kit é um conjunto de itens que os participantes receberão e que são importantes para a participação na prova. Além dos itens mais importantes, a organização pode entregar aos participantes brindes, adesivos, etc.
No Brevet 200 Km do Clube Audax Bagé os participantes receberão o kit contendo os seguintes itens:
- 01 Placa de identificação com número de inscrição. Essa placa deverá ser afixada na bicicleta, do lado esquerdo, utilizando as presilhas. Caso necessário, peça novas presilhas para a organização. O ciclista deverá utilizar a placa, de forma visível, durante toda a prova, sob pena de desclassificação.
- 02 Presilhas para fixar a placa na bicicleta.
- 01 Saco “zip” para guardar os documentos, passaporte, carta de rota, etc.
- Adesivos alusivos ao evento;
- Mapa do trajeto (carta de rota).
- Descrição do trajeto. Esse documento contém um detalhamento do trajeto, com informação dos PCs (Pontos de Controle), PAs (Pontos de Apoio), pontos perigosos, distâncias, etc.
- 01 Camiseta alusiva ao evento. Este item será entregue apenas aos inscritos que efetuaram o pagamento de número 001 até 100.

Ao receber o kit o ciclista deverá conferir se contém todos os itens mencionados.

Os passaportes serão entregues apenas no domingo antes da largada (a partir das 05:00 horas).

O que é o passaporte, afinal?

Passaporte é um documento que o ciclista receberá e deverá apresentar em todos os PCs para ser registrada, pela organização, a passagem do ciclista naquele ponto. O passaporte será carimbado, assinado pela organização e conterá a informação do horário em cada PC.

O passaporte é o documento mais importante em um Brevet. Caso o ciclista perca o mesmo, sua prova não será homologada. Da mesma forma, se deixar de ser registrada a passagem em algum PC, não será possível homologar a conclusão da prova.

Sugerimos que a primeira coisa que o ciclista faça, ao chegar em um PC, é apresentar seu passaporte para a mesa da organização para o devido registro. E mantenha-se atento para guardar o documento.

Caso o ciclista não apresente o passaporte imediatamente para a mesa da organização, não poderá, depois alegar que chegou antes. Ou seja, o horário que será registrado no passaporte é aquele da apresentação do mesmo aos organizadores para registro, não o horário em que o ciclista chegou ao PC.

Ao final da prova o passaporte deverá ser assinado pelo ciclista e devolvido à organização para posterior envio à França para homologação pelo Audax Club Parisien. Depois do retorno ao Brasil a organização entrará em contato com o ciclista para entrega do passaporte.
No domingo antes da largada será feita a vistoria da bike e dos equipamento obrigatórios.

Itens obrigatórios (sem eles o ciclista não poderá largar):
1. Colete reflexivo (Em X ou Fechado);
2. Farol dianteiro;
3. Sinalizador traseiro (Piscas com apenas 01 led não serão aceitos)
4. Capacete;
* Estes devem estar em funcionamento e vestidos no ciclista durante toda a sua trajetória da prova!

Itens indicados (não são obrigatórios):

1. Câmara de ar reserva (O ideal são 02, principalmente para as rodas 700c);
2 . Bomba de ar (Testada previamente);
3. Pinça (Para retirada de espinhos ou limalhas de aço de dentro do pneu em caso de furo);
4. Kit de remendos (Para emergências caso ocorra um segundo ou terceiro furo);
5. Canivete multifuncional de ferramentas;
6. Bolsa de selim (Para transportar este material isso);
7. Suporte de garrafa + Garrafa (O bom seria 02 de cada);
8. Gel energético (03 são suficientes);
9. Barra de cereal (03 são suficientes);
10. Mandolate ou Tijolinho (03 Mand. ou 06 Tij.);
11. Algum biscoito salgado (O Hot Craker da Parati é ótimo, pois já vem rechado. Deste, 04 são suficientes);
12. Bolsa de guidão (Para transportar somente essa parte de alimentos);
13. Ciclo Computador (Para você controlar seu posicionamento na Carta de Rota que é entregue aos participantes);
14. Óculos (Para proteção solar, vento e insetos);
15. Fitas anti-furo (Já instaladas de preferência . Ajuda a prevenir furos em sua câmara de ar e ainda diminui a quantidade de reservas necessárias para transporte);
16. As camisas de ciclismo também são ótimas, devido ao material DRY, específico para transpirar o corpo, e ainda possuem proteção contra os raios UV e você pode aproveitar os bolsos das costas para transportar seus materiais; 
17. A bermuda de ciclismo também é fundamental, pois a forração na área de contato com o selim protege o corpo do ciclista, proporcionando maior conforto. A entrada de insetos e a formação de "bolsão de ar" são os principais motivos para que a bermuda seja justa ao corpo, e não solta como são as bermudas de Freeride ou Downhill, por exemplo;
18. Protetor solar.

Durante a prova:
O ciclista deverá percorrer o percurso pré-definido pela organização (constante no mapa) passando, obrigatoriamente, por todos os PCs (Pontos de Controle). No Brevet 200 Km do Clube Audax Bagé teremos o PC da Largada, o PC1 (Hulha Negra), o PC2 (Pinheiro Machado), o PC3 (Candiota), PC4 (BR 153 – Valente) e o PC da Chegada em Bagé.
Cada PC tem um horário de abertura e um horário de fechamento. Essa informação consta no passaporte.
O ciclista não é obrigado a parar nos PAs (Pontos de Apoio), que são pontos onde o ciclista pode descansar, se alimentar ou hidratar.  Temos dois PAs da organização: antes da entrada de Hulha Negra (apenas no retorno) e antes da entrada da Embrapa (apenas no retorno). Ainda, no trecho existem outros PAs (sem presença da organização):  em Candiota – Posto Paim (na ida ou na volta),  na Fábrica de Cimento (na ida ou na volta) e o Posto dos Haras (antes do PC4). Além disso, teremos carro da organização circulando no trajeto, onde poderá ser feita reposição de água ou bananas.
Alimentação:
No PC de Hulha Negra haverá água e frutas.
No PC de Pinheiro Machado haverá água e frutas
No PC de Candiota  estará disponível o almoço  oferecido pela Prefeitura de Candiota e pela organização. A bebida é por conta do participante.
No PC da BR 153 (Valente) haverá água e frutas
Nos PAs de Candiota (Posto Paim), Fábrica de Cimento e Posto dos Haras todas as despesas são por conta dos participantes.
Nos PA na clareira antes da entrada de Hulha Negra (na volta) e antes da entrada da Embrapa (na volta) a organização fornecerá água e frutas.
Cuidados no trajeto:
Nos primeiros 5  quilômetros seguirão o carro da organização.
No trecho da BR 153 até o trevo da BR 293 (próximo à PRF) o acostamento está em boas condições, não havendo muito desnível em relação à pista de rodagem.
Na BR 293 o acostamento está em bom estado, porém há um grande desnível em relação à pista de rodagem, criando um “degrau” muito perigoso.
No trecho de acesso à Hulha Negra não há acostamento e ainda deve-se ter muito cuidado ao ultrapassar uma passagem de nível (leito da via férrea).
Após a Fábrica de Cimento inicia a Serra do Veleda, contando com terceira pista com aproximadamente 5 Km de extensão e sem acostamento. Asfalto em bom estado, mas esse trecho exige extremo cuidado, principalmente na descida pois caminhões e carretas costumam descer em grande velocidade e, como já mencionado, não há acostamento.
O trajeto pela parte urbana de Pinheiro Machado é inteiramente em calçamento com paralelepípedos, exigindo cuidado, principalmente em caso de chuva.
Nos trevos de Pinheiro Machado e dentro da cidade (nas principais bifurcações e esquinas) haverão placas indicativas do caminhos colocadas pela organização. As placas indicam “AUDAX”.
Na chegada em Bagé,  cuidado redobrado com o acostamento em mau estado em alguns trechos.
Cuidados no trânsito:
Os participantes devem obedecer às leis de trânsito. Assim, obviamente, nunca pedalar na contramão.
A utilização do acostamento é uma das principais regras de segurança estipuladas pelo evento. Assim, pedale sempre pelo acostamento*. Não esqueça disso!
* Salvo em locais que não tenha a possibilidade de trafegar por ele.

Em caso de parada para troca de câmara ou qualquer outra atividade em que necessite efetuar parada no acostamento, procure ficar o mais longe possível da pista de rodagem. 
É para sua própria segurança, de seus colegas de trecho e para que os outros ciclistas possam continuar pedalando pelo acostamento. 

Em caso de PISTA MOLHADA, todos cuidado é pouco... Principalmente ao subir do acostamento para a pista de rodagem, próximo às cabeceiras de pontes. Diminua a velocidade, certifique-se de que não venham carros que possam lhe ultrapassar (olhe mais de uma vez para trás) e suba o DEGRAU de asfalto com cautela.

É terminantemente proibido jogar lixo no trajeto. Caso o ciclista seja pego jogando lixo, será desclassificado. Nos PCs e PAs coloque o lixo nos locais apropriados.

Caso o ciclista tenha carro de apoio (devidamente registrado e autorizado pela organização) deve ter cuidado para que o mesmo não estacione no acostamento, mas em recuos durante o percurso.

Haverá ambulância em todo o trajeto. Caso necessite, o ciclista ou algum acompanhante poderá ligar para os telefones dos membros da organização informados na carta de rota, solicitando auxílio.

Em caso de necessidade de resgate, o mesmo será feito apenas de acordo com a disponibilidade dos carros de apoio da organização. Por vezes, pode ser necessário que o ciclista aguarde algum tempo até ser resgatado.

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