Briefing
O briefing ou brífingue
é um conjunto de informações, de instruções, uma coleta de dados passadas em uma
reunião para o desenvolvimento de um trabalho.
Nas provas de
Audax o briefing é uma reunião onde os organizadores repassam aos participantes
diversas informações sobre a prova.
Normalmente,
nas provas de 200 Km, onde a largada se dá às 06:00 horas de domingo, o
briefing é realizado no dia anterior (sábado).
Esse é o caso
do Brevet 200 Km do dia 29/03/2015 organizado pelo Clube Audax Bagé onde o
briefing será realizado no dia 28/03/2015 (sábado) às 20:00 horas na Escola São Pedro.
Assim, a
organização reitera a importância dos ciclistas participarem do briefing, pois
é o momento de esclarecer dúvidas de como proceder antes, durante e depois da
prova, que equipamentos utilizar, onde se alimentar, detalhes e perigos do
percurso, etc. Nessa prova de Bagé teremos um grande número de ciclistas que
estarão participando pela primeira vez de uma prova estilo randonnée, fazendo
com que se torne ainda mais importante que esses ciclistas se informem bem
sobre todos os detalhes, visando maior tranquilidade e satisfação em participar
da prova.
Porém, os mais
experientes, mesmo aqueles que já participaram de várias provas da modalidade,
deverão, dentro do possível, participar também do briefing, pois sempre pode
surgir alguma situação nova, alguma informação importante sobre o percurso,
etc.
Com o intuito
de trazer previamente as principais informações sobre o Brevet 200 Km do Clube
Audax Bagé, elaboramos esse briefing, porém, reiterando a importância da
participação no sábado (28/03) às 20:00.
Antes
da prova:
O ciclista
deverá participar das atividades no sábado e no domingo conforme roteiro e
horários descritos no documento “Procedimentos para briefing e vistoria”
constante em http://clubeaudaxbage.blogspot.com.br/.
Quando da
entrega dos kits no sábado, solicitamos que os ciclistas aguardem na fila sua
vez de ser atendidos, pois quanto mais ordeira for esta etapa, mais rápido será
o atendimento. Procurem deixar suas dúvidas para o momento do briefing. Teremos
pessoas da organização prontas para orientar os ciclistas em como proceder.
A organização
solicita que os participantes que residem em Bagé compareçam o mais cedo
possível para retirar os kits no sábado (a partir das 18:30 horas), evitando
filas.
O Termo de
Responsabilidade deverá ser assinado no momento de recebimento do kit da prova.
Esse documento também está disponível em http://clubeaudaxbage.blogspot.com.br/.
Não há necessidade de imprimir previamente o Termo de Responsabilidade, pois o
mesmo será fornecido pela organização.
O que é o kit afinal?
O kit é um
conjunto de itens que os participantes receberão e que são importantes para a
participação na prova. Além dos itens mais importantes, a organização pode
entregar aos participantes brindes, adesivos, etc.
No Brevet 200
Km do Clube Audax Bagé os participantes receberão o kit contendo os seguintes
itens:
- 01 Placa de identificação com número de inscrição. Essa placa deverá
ser afixada na bicicleta, do lado esquerdo, utilizando as presilhas. Caso
necessário, peça novas presilhas para a organização. O ciclista deverá utilizar
a placa, de forma visível, durante toda a prova, sob pena de desclassificação.
- 02 Presilhas para fixar a placa na bicicleta.
- 01 Saco “zip” para guardar os documentos, passaporte, carta de rota,
etc.
- Adesivos alusivos ao evento;
- Mapa do trajeto (carta de rota).
- Descrição do trajeto. Esse documento contém um detalhamento do
trajeto, com informação dos PCs (Pontos de Controle), PAs (Pontos de Apoio),
pontos perigosos, distâncias, etc.
- 01 Camiseta alusiva ao evento. Este item será entregue apenas aos inscritos que efetuaram o
pagamento de número 001 até 100.
Ao receber o kit o ciclista deverá conferir se contém todos os itens
mencionados.
Os passaportes serão entregues apenas no domingo antes da largada (a partir das 05:00 horas).
O que é o passaporte,
afinal?
Passaporte é um documento que o ciclista receberá e deverá apresentar em
todos os PCs para ser registrada, pela organização, a passagem do ciclista
naquele ponto. O passaporte será carimbado, assinado pela organização e conterá
a informação do horário em cada PC.
O passaporte é o documento mais importante em um Brevet. Caso o ciclista
perca o mesmo, sua prova não será
homologada. Da mesma forma, se deixar de ser registrada a passagem em algum
PC, não será possível homologar a conclusão da prova.
Sugerimos que a primeira coisa que o ciclista faça, ao chegar em um PC,
é apresentar seu passaporte para a mesa da organização para o devido registro.
E mantenha-se atento para guardar o documento.
Caso o ciclista não apresente o passaporte imediatamente para a mesa da
organização, não poderá, depois alegar que chegou antes. Ou seja, o horário que
será registrado no passaporte é aquele da apresentação do mesmo aos
organizadores para registro, não o horário em que o ciclista chegou ao PC.
Ao final da prova o passaporte deverá ser assinado pelo ciclista e
devolvido à organização para posterior envio à França para homologação pelo
Audax Club Parisien. Depois do retorno ao Brasil a organização entrará em
contato com o ciclista para entrega do passaporte.
No domingo antes da largada será feita a vistoria da bike e dos
equipamento obrigatórios.
Itens obrigatórios
(sem eles o ciclista não poderá largar):
1. Colete
reflexivo (Em X ou Fechado);
2. Farol
dianteiro;
3.
Sinalizador traseiro (Piscas com apenas 01 led não serão aceitos)
4. Capacete;
* Estes
devem estar em funcionamento e vestidos no ciclista durante toda a sua
trajetória da prova!
Itens indicados (não
são obrigatórios):
1. Câmara de ar reserva (O ideal são 02,
principalmente para as rodas 700c);
2 . Bomba de ar (Testada previamente);
3. Pinça (Para retirada de espinhos ou
limalhas de aço de dentro do pneu em caso de furo);
4. Kit de remendos (Para emergências caso
ocorra um segundo ou terceiro furo);
5. Canivete multifuncional de ferramentas;
6. Bolsa de selim (Para transportar este
material isso);
7. Suporte de garrafa + Garrafa (O bom seria
02 de cada);
8. Gel energético (03 são suficientes);
9. Barra de cereal (03 são suficientes);
10. Mandolate ou Tijolinho (03 Mand. ou 06
Tij.);
11. Algum biscoito salgado (O Hot Craker da
Parati é ótimo, pois já vem rechado. Deste, 04 são suficientes);
12. Bolsa de guidão (Para transportar
somente essa parte de alimentos);
13. Ciclo Computador (Para você controlar
seu posicionamento na Carta de Rota que é entregue aos participantes);
14. Óculos (Para proteção solar, vento e
insetos);
15. Fitas anti-furo (Já instaladas de
preferência . Ajuda a prevenir furos em sua câmara de ar e ainda diminui a
quantidade de reservas necessárias para transporte);
16. As camisas de ciclismo também são
ótimas, devido ao material DRY, específico para transpirar o corpo, e ainda
possuem proteção contra os raios UV e você pode aproveitar os bolsos das costas
para transportar seus materiais;
17. A bermuda de ciclismo também é
fundamental, pois a forração na área de contato com o selim protege o corpo do
ciclista, proporcionando maior conforto. A entrada de insetos e a formação de
"bolsão de ar" são os principais motivos para que a bermuda seja
justa ao corpo, e não solta como são as bermudas de Freeride ou Downhill, por
exemplo;
18. Protetor solar.
Durante
a prova:
O ciclista deverá
percorrer o percurso pré-definido pela organização (constante no mapa)
passando, obrigatoriamente, por todos os
PCs (Pontos de Controle). No Brevet 200 Km do Clube Audax Bagé teremos o PC
da Largada, o PC1 (Hulha Negra), o PC2 (Pinheiro Machado), o PC3 (Candiota),
PC4 (BR 153 – Valente) e o PC da Chegada em Bagé.
Cada PC tem um
horário de abertura e um horário de fechamento. Essa informação consta no
passaporte.
O ciclista não
é obrigado a parar nos PAs (Pontos de Apoio), que são pontos onde o ciclista
pode descansar, se alimentar ou hidratar.
Temos dois PAs da organização: antes da entrada de Hulha Negra (apenas
no retorno) e antes da entrada da Embrapa (apenas no retorno). Ainda, no trecho
existem outros PAs (sem presença da organização): em Candiota – Posto Paim (na ida ou na
volta), na Fábrica de Cimento (na ida ou
na volta) e o Posto dos Haras (antes do PC4). Além disso, teremos carro da
organização circulando no trajeto, onde poderá ser feita reposição de água ou
bananas.
Alimentação:
No PC de Hulha
Negra haverá água e frutas.
No PC de Pinheiro
Machado haverá água e frutas
No PC de
Candiota estará disponível o almoço oferecido pela Prefeitura de Candiota e pela
organização. A bebida é por conta do participante.
No PC da BR
153 (Valente) haverá água e frutas
Nos PAs de
Candiota (Posto Paim), Fábrica de Cimento e Posto dos Haras todas as despesas
são por conta dos participantes.
Nos PA na
clareira antes da entrada de Hulha Negra (na volta) e antes da entrada da
Embrapa (na volta) a organização fornecerá água e frutas.
Cuidados no trajeto:
Nos primeiros
5 quilômetros seguirão o carro da
organização.
No trecho da
BR 153 até o trevo da BR 293 (próximo à PRF) o acostamento está em boas
condições, não havendo muito desnível em relação à pista de rodagem.
Na BR 293 o
acostamento está em bom estado, porém há um grande desnível em relação à pista
de rodagem, criando um “degrau” muito perigoso.
No trecho de
acesso à Hulha Negra não há acostamento e ainda deve-se ter muito cuidado ao
ultrapassar uma passagem de nível (leito da via férrea).
Após a Fábrica
de Cimento inicia a Serra do Veleda, contando com terceira pista com
aproximadamente 5 Km de extensão e sem acostamento. Asfalto em bom estado, mas
esse trecho exige extremo cuidado, principalmente na descida pois caminhões e
carretas costumam descer em grande velocidade e, como já mencionado, não há
acostamento.
O trajeto pela
parte urbana de Pinheiro Machado é inteiramente em calçamento com
paralelepípedos, exigindo cuidado, principalmente em caso de chuva.
Nos trevos de
Pinheiro Machado e dentro da cidade (nas principais bifurcações e esquinas)
haverão placas indicativas do caminhos colocadas pela organização. As placas
indicam “AUDAX”.
Na chegada em
Bagé, cuidado redobrado com o
acostamento em mau estado em alguns trechos.
Cuidados no trânsito:
Os
participantes devem obedecer às leis de trânsito. Assim, obviamente, nunca
pedalar na contramão.
A utilização do acostamento é uma das principais regras de
segurança estipuladas pelo evento. Assim, pedale sempre pelo acostamento*. Não
esqueça disso!
* Salvo em locais que não tenha a possibilidade de trafegar
por ele.
Em caso de parada para troca de câmara ou qualquer outra
atividade em que necessite efetuar parada no acostamento, procure ficar o mais
longe possível da pista de rodagem.
É para sua própria segurança, de seus colegas de trecho e
para que os outros ciclistas possam continuar pedalando pelo acostamento.
Em caso de PISTA MOLHADA, todos cuidado é pouco...
Principalmente ao subir do acostamento para a pista de rodagem, próximo às
cabeceiras de pontes. Diminua a velocidade, certifique-se de que não venham
carros que possam lhe ultrapassar (olhe mais de uma vez para trás) e suba o
DEGRAU de asfalto com cautela.
É terminantemente proibido jogar lixo no trajeto.
Caso o ciclista seja pego jogando lixo, será desclassificado. Nos PCs e PAs
coloque o lixo nos locais apropriados.
Caso o ciclista tenha carro de apoio (devidamente
registrado e autorizado pela organização) deve ter cuidado para que o mesmo não
estacione no acostamento, mas em recuos durante o percurso.
Haverá ambulância em todo o trajeto. Caso
necessite, o ciclista ou algum acompanhante poderá ligar para os telefones dos
membros da organização informados na carta de rota, solicitando auxílio.
Em caso de necessidade de resgate, o mesmo será
feito apenas de acordo com a disponibilidade dos carros de apoio da
organização. Por vezes, pode ser necessário que o ciclista aguarde algum tempo
até ser resgatado.
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