quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que é um Brevet?

   Brevets são os estágios reconhecidos pelo Audax Club Parisien (ACP) e Les Randonneurs Mondiaux (LRM).

   No mundo os brevets sancionados pelo ACP, são conhecidos como “BRM”, que significa Brevets Randonneurs Mondiaux.

   O participante que concluir todo o percurso no tempo limite estabelecido, recebe o “brevet” ou a “homologação” desse brevet.

   O tempo máximo global para cada percurso consta da tabela abaixo, de acordo com as regras. Neste tipo de pedalada existem Postos de Controle, os PCs, com horário de abertura e de fechamento pré-determinados. Cada ciclista recebe uma carta de rota com o percurso e localização dos PCs e o “Passaporte” que será carimbado e inserido o horário de passagem no respectivo posto.

   Um “Brevet Randonneurs Mondiaux”, representado pela sigla “BRM” é um evento não competitivo e de longa distância, onde o principal objetivo é percorrer distâncias pré estabelecidas dentro de um determinado limite de tempo, de forma auto-suficiente (sem qualquer tipo de apoio externo), utilizando-se veículos de propulsão exclusivamente humana e em seu próprio ritmo (em francês, allure libre).

   >>> Mas afinal, Audax ou BRM (Randonneurs)?

   A palavra “Audax” é o nome pelo qual são comumente conhecidos os brevets BRMs em diversos países do mundo. Esta denominação é erroneamente utilizada, visto que “Audax” se trata de uma outra modalidade de eventos de longa distância, onde o ritmo de um brevet Audax é pré estabelecido e realizado em grupo, liderados por um “capitão de rota”. O andamento livre e o andamento ditado por um capitão de rota é uma das principais diferenças entre um brevet “BRM” (randonneurs) e um brevet “Audax”.

   Este uso conflituoso da nomenclatura dos eventos tem causado alguma confusão, ainda mais tendo em vista que a entidade que regula mundialmente os brevets BRM é o “Audax Club Parisien” (ACP). No Brasil também é utilizado mais comumente o termo “Audax” para caracterizar os brevets BRM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário